O MCU, Universo Cinematográfico da Marvel, teve início em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro (2008). Atualmente, em 2021, a franquia é a maior bilheteria de todos os tempos no cinema, coleciona fãs apaixonados e 23 filmes, os quais são divididos em 3 fases.
Contudo, muitas produções da Marvel têm suas histórias contadas totalmente fora desse universo. Confira cinco filmes que não fazem parte do MCU, segundo o Screenrant:
Hulk (2003)
Hulk, lançado em 2003, foi dirigido por Ang Lee, e conta com Eric Bana, Jennifer Connelly, Sam Elliott, Josh Lucas e Nick Nolte no elenco. A produção explora as origens de Bruce Banner e não faz parte de nenhuma fase do MCU.
Quarteto Fantástico (2005)
Quarteto Fantástico (2005) foi dirigido por Tim Story e arrecadou US$ 333,5 milhões nas bilheterias mundiais. O longa conseguiu uma continuação, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), estrelada por Jessica Alba, Chris Evans, Ioan Gruffudd e Michael Chiklis. No entanto, a segunda parte da franquia não teve os resultados esperados, e, com isso, não ganhou um terceiro filme.
Motoqueiro Fantasma (2007)
Mesmo com uma versão diferente do personagem em Agentes da S.H.I.E.L.D. (2013), Motoqueiro Fantasma (2007) não se encaixa no MCU. O filme estrelado por Nicolas Cage foi um fracasso para a crítica, e contava a história de Johnny Blaze, quem trabalhava como dublê e motociclista.
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Provavelmente um dos filmes menos populares, O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005) não fez sucesso nas bilheterias e se difere bastante de outras produções da Marvel por ter menos cenas de ação. No entanto, conta com ótimos efeitos especiais para mostrar o Homem-Coisa em uma narrativa de terror e suspense.
O Justiceiro (2004)
Considerados os filmes mais violentos do estúdio, O Justiceiro (2004), e sua sequência O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008) não fazem parte do Universo Cinematográfico da Marvel. Os longas mostram a vida do agente do FBIFrank Castle, quem se torna justiceiro após a esposa e o filho serem assassinados.