O Homem de Ferro é um dos super-heróis mais queridos do Universo Cinematográfico Marvel. Interpretado por Robert Downey Jr., o personagem possui uma trajetória complexa, em que precisa lidar com os próprios defeitos e traumas do passado, os quais, às vezes, afetam a família, os amigos e colegas de trabalho dele.
Contudo, Tony Stark demonstra ter um impulso nato por atos heróicos – não podemos deixar de citar que ele salva o universo ao usar as pedras do infinito para derrotar Thanos de uma vez por todas, mesmo sabendo que isso iria custar a vida dele.
Pensando nisso, o site Screen Rant listou diversas lições de vida que podemos aprender com o Homem de Ferro. Confira:
Faça algo para corrigir os próprios erros
Stark comete diversos erros, mas busca consertá-los, seja quando criou a inteligência artificial Ultron ou quando hesitou em ajudar Hulk a voltar no tempo para recuperar as joias do infinito.
Se tornar o mentor de alguém é um bom jeito de usar seu o tempo
Conforme lida com os próprios defeitos, Stark decide se aproximar de Peter Parker e se tornar uma espécie de mentor para o jovem super-herói. De acordo com o Screen Rant, o personagem percebe a importância de passar adiante o conhecimento dele e oferecer novas oportunidades para a nova geração.
É perigoso colocar a saúde mental de lado
Nem sempre o Homem de Ferro nos ensina algo valioso por meio de uma boa experiência ou um ato de altruísmo. O Screen Rant aponta que o personagem enfrenta problemas de saúde mental nos filmes do MCU, mas evita buscar ajuda, o que prejudica as pessoas ao redor dele.
Heróis também podem ter defeitos
Para o Screen Rant, a maior lição do Homem de Ferro é que heróis também podem ter defeitos ou ter cometido erros no passado.