BRIT Awards informou sobre a possibilidade de descartar as categorias de gênero da premiação, na tentativa de incluir artistas não-binários e mudar a indústria musical.
Sam Smith se declarou não-binário e mudou os pronomes para eles/deles em 2019. Em resposta à notícia do BRIT Awards, o cantor celebrou a atitude e disse enxergar a música como união. “Estou ansioso por um momento no qual as premiações possam refletir nossa sociedade,” concluiu no Instagram.
Em comunicado, a premiação respondeu amar Sam Smith e afirmou estar comprometida com a evolução do evento. No entanto, alertou sobre a importância de analisar bem a proposta, pois qualquer mudança feita para ser mais inclusiva não pode correr o risco de restringir mais o público.
Contudo, há muita discussão em volta do assunto. Segundo fonte do The Sun, as categorias de gênero neutro não serão implementadas na premiação deste ano.
A única mudança confirmada no BRITs 2021 é a participação de artistas sem cidadania britânica, mas moradores do país há cinco anos ou mais. A ideia veio de uma campanha de Rina Sawayama, nomeada na categoria Rising Star.
A premiação está marcada para 11 de maio.