O ator e ex-deputado mexicano Héctor Bonilla morreu na última sexta-feira (25), aos 83 anos, após uma batalha de quatro anos contra um câncer renal. Famoso no seu país por sua extensa carreira nas novelas, no cinema e no teatro, Bonilla ficou conhecido no Brasil por sua participação em Chaves, interpretando a si mesmo.
A notícia foi confirmada por sua família nas redes sociais, que garantiu que o ator teve uma morte pacífica e sem dor na presença de seus entes queridos; veja:
“Sabemos que Héctor deixou um legado imensurável e que muitos corações lamentarão sua morte. Saiba que, apesar da tristeza infinita que nos assola, estamos tranquilos de nos despedir de um homem que partiu sem dever nada a ninguém, viveu intensa e plenamente, que pregou sempre com exemplo e semeou alegria e amor a cada caminho que percorreu”. Ao final do comunicado, foi revelado o epitáfio escrito pelo próprio ator: “o show acabou, não brinque. Quem me viu, viu. Nada está errado”.
O perfil oficial do Chaves lamentou a morte do ator, relembrando uma foto dos bastidores do episódio que ele participou. “Sempre estará em nossos corações e será parte do bairro, Héctor Bonilla”.
A Televisa também manifestou suas condolências, dizendo que “teatro, cinema e televisão [estão] de luto por essa terrível perda”; veja:
Além de Chaves, o currículo de Bonilla inclui novelas como Viviana, em Busca do Amor, exibida no Brasil pelo SBT, e longas como María de Mi Corazón. Ele foi também dublador, emprestando sua voz para as versões estrangeiras de Ratatouille e Viva – A Vida é Uma Festa.
Bonilla deixa a esposa, a atriz Sofía Álvarez, e três filhos, Leonor, Sergio e Fernando Bonilla.